RSS Feed

Receita de Petisco: Manjubinha frita

03/04/2012 by Andressa

Seguindo com as receitas de frutos do mar desta semana, hoje vou passar uma receita de um aperitivo fácil e muito gostoso: Manjubinha frita.

Manjubinha é um peixe bem pequeno que se come inteiro, normalmente frito. Vai muito bem com uma cerveja, e  harmoniza bem com a última sugestão que demos aqui no blog, a Bavaria Premium.

O segredo dessa receita está no tempero, que precisa se destacar e no óleo bem quente para a fritura, só assim o peixe fica crocante e sequinho por forma, e úmido e suculento por dentro.

 

Ingredientes

1/2 Kg de Manjubinha

1 limão

1 ramo de manjericão fresco

pimenta do reino à gosto

sal à gosto

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 1/2 xícara de farinha de trigo

4 xícaras de óleo vegetal para fritar

 

Modo de fazer

Lave bem os peixes e escorra toda a água. Tempere com sal, limão, azeite, majericão picado e bastante pimenta do reino.

manjubinha temperada com sal pimenta limão e manjericão

Aqui aproveito para dar uma dica para vocês: utilizem a pimenta moída na hora, o aroma e o sabor são infinitamente maiores. Hoje em dia é bem fácil encontrar esses moedores que já vem prontos, com a pimenta em grão dentro. Vale muito à pena!

Voltando à receita, deixe o peixe marinar no tempero por uns 15 minutos. Para empanar na farinha de trigo fica muito mais fácil se você fizer dentro de um saquinho de plástico (desses de congelar). Coloque toda a farinha dentro do saco, descarte a parte líquida do tempero do peixe e coloque os peixes dentro do saquinho. É só agitar um pouco e todas as manjubinhas estarão cobertas de farinha.

Com o óleo bem quente vá colocando algumas manjubinhas para fritar. Frite até que fiquem douradas, mas sem parecer muito secas. Tire do óleo e coloque sobre papel toalha .

Sirva com limão.

manjubinha frita


2 Comments »

  1. Adriane Savi says:

    Delicioso!!!!!!!!!!!!

  2. Marcia regina says:

    Nossa como estava delicioso este apiritivo!!!!! Pessoal é barato é muito gostoso, vale a pena fazer para curtir com os amigos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>